Por Giovanna Rosti Vicentine

Nos dias 25 e 26 de junho de 2018, a Univar sediou a I Mostra Regional de Saúde, cujo tema central foi sobre fortalecimento e valorização do SUS na região Garças Araguaia. Mais especificamente foram abordados os eixos: Atenção à saúde; Vigilância em saúde; Gestão da saúde; Gestão do trabalho e educação na saúde e Participação da comunidade e controle social.

Durante o evento foram apresentados trabalhos na área da saúde, com o intuito de fomentar entre acadêmicos e profissionais a busca por novas descobertas que possam agregar no cuidado à vida humana. A ação incentiva à pesquisa, trazendo soluções principalmente à saúde pública.

Ao todo foram inscritos 96 trabalhos e dentre eles foram premiados cinco escolhidos por uma banca avaliadora. Entre os ganhadores três são da Univar.

A terceira colocação ficou para a egressa do curso de Fisioterapia da Univar, Kamila Campos Silva com o tema: “A importância da prática do exercício físico diário na terceira idade e a influência desse público na Atenção Básica”.

Em quarto lugar o trabalho do curso de Medicina Veterinária realizado por Leonardo Braga, Glaucenyra Cecília Pinheiro da Silva, Ana Aparecida Boing Robl e Renata Ferreira dos Santos. O título foi “Percepção da população de Barra do Garças sobre a toxoplasmose”.

O trabalho ganhador da quinta colocação também é do curso de Fisioterapia e tem a seguinte temática, “A influência dos atendimentos fisioterapêuticos na Atenção Primária, realizados nas Unidades Integradas de Atendimento à Saúde das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia, sobre a população barra-garcense.”

Os autores responsáveis são os acadêmicos Sany Martins Pérego, Diego Parreira da Silva Matos, Ana Carolina Ribeiro de Oliveira, Bibiane Queiróz Freitas. Todos acadêmicos e professores do 5º ano.

Segundo a professora e também ganhadora, Renata Ferreira a premiação foi de grande importância para toda a Instituição.

“Ficamos felizes, uma vez que veio para ressaltar a importância do papel do Médico Veterinário na Saúde Pública, atuando junto a outros profissionais da saúde, visando a saúde animal, saúde ambiental e saúde humana. Esse trabalho em conjunto é primordial para conhecer e levar o esclarecimento para a população em relação às doenças zoonóticas e também sobre posse responsável dos animais, entre outros temas correlacionados”. Completa Renata.

Segundo o professor e coordenador Abel Pompeu de Campos Júnior, os temas são de grande relevância e contribuem para a formação dos acadêmicos e principalmente no tocante ao social. Além de revelar o trabalho que tem sido realizado ao longo de todas as atividades acadêmicas da Univar, no curso de Fisioterapia e também servido de atualização dos profissionais atuantes na atenção primária à saúde da região.

Vale lembrar que os participantes receberão certificação emitida pela Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESPMT) e também podem avaliar o evento, auxiliando a organização em novos projetos, através dos links:

1 – https://sites.google.com/ses.mt.gov.br/mostraregionalgarcasaraguaia/home

2 – https://goo.gl/forms/WKdQeXmgRLB2ymit2

A Univar parabeniza todos os acadêmicos e docentes que participaram, colaboraram, organizaram e foram premiados por seus trabalhos.