Tenda montada pelo 58º Batalhão do Exército na BR-158/ Foto: Ascom – UNIVAR

Nesta quinta-feira (13) os cursos da saúde do Centro Universitário do Vale do Araguaia (UNIVAR) juntamente com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizaram o Comando de Saúde Preventivo de 2019. O evento teve como objetivo informar os motoristas sobre os cuidados com a saúde e orientar sobre as condições gerais previstas na Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

Os alunos do curso de fisioterapia, nutrição, odontologia e psicologia realizaram diversas atividades como o autoexame para prevenção ao câncer bucal, oximetria não-invasiva, massagens terapêuticas, plantão psicológico e orientação sobre ingestão hídrica.

Segundo a professora Suiani Roewer do curso de Nutrição, alguns cuidados devem ser tomados com a alimentação antes de pegar a estrada “É sempre importante evitar comidas gordurosas e beber bastante água, muitos caminhoneiros ficam horas dirigindo e se esquecem, isso pode ser muito perigoso e pode causar graves problemas futuros”.

Além disso, o policial rodoviário Paulo Gomes da 8ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Barra do Garças salienta que “ é crime dirigir após o consumo de bebidas alcoólicas e é sempre importante se atentar as normas de segurança dos veículos para evitar acidentes”.

O evento contou com a participação do Detran/MT com o projeto Rota Cidadã que distribuiu chapéus e panfletos aos caminhoneiros e ponderou algumas medidas de segurança. Além disso, a Companhia de Comando de Apoio (CCAP) do 58º Batalhão do Exército providenciou suporte técnico aos profissionais e estagiários do UNIVAR que estavam presentes na ação. A Associação de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher (Rede de Frente) distribuiu cartilhas e orientações sobre o combate a violência de gênero. A Formação Sanitária do Batalhão ainda promoveu vacinação contra o vírus Influenza.

O caminhoneiro José Silva participou do Comando de Saúde e afirma “Isso deve acontecer sempre, é muito importante fazer esses exames e receber essas dicas, nós que trafegamos quase 15 horas por dia devemos sempre estar ligados na nossa saúde e segurança”.

Caminhoneiros e estudantes do UNIVAR no Comando de Saúde 2019/ Foto: Ascom – UNIVAR.

O evento ocorreu das 8 da manhã as 13 da tarde e mobilizou muitas pessoas na BR-158, Km 789 no Posto de Comando da Polícia Rodoviária Federal.