De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o termo saúde mental se refere ao bem-estar emocional. Implica diretamente com o desempenho de habilidades próprias, recuperar-se do estresse cotidiano, ser produtivo e contribuir com a sociedade.

Abertura do evento com fala do Pró- Reitor Administrativo Eduardo Afonso.

Sejam de origem fisiológica ou psicológica os transtornos mentais são cada vez mais comuns entre a população. A psicologia é a área responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento dos transtornos psicológicos, ou seja, é consenso entre os especialistas que a presença de determinados critérios indica uma boa saúde mental.

Desta forma, o curso de Psicologia Univar aborda o tema, Saúde Mental, a engrenagem que nos move, na sexta edição da jornada do curso visando valorizar os cuidados à saúde mental.

A professora e coordenadora Stella Rico Ribeiro acredita que o evento tem o papel de alcançar toda a comunidade acadêmica e externa, ampliando ainda mais a questão da saúde mental no que diz respeito aos aspectos psicossociais das mesmas. Entender, analisar e refletir o seu funcionamento e sua importância nos dias de hoje é de extrema importância. Cabe ressaltar a reflexão sobre a amplitude de atuação do psicólogo nos âmbitos profissionais.

Stella Rico Ribeiro – Coordenadora do curso de Psicologia

O evento que teve início nessa manhã (22 de agosto) com abertura, homenagens ao dia do psicólogo e coffe break terá continuidade logo mais à noite a partir das 19h.15min. As atrações serão diversas como palestras, apresentações artísticas e outras.

            “Pensar em saúde mental é pensar em autocuidado, autoconhecimento, atenção, no geral, é pensar em fatores psicológicos que envolvem nossa vida e nosso cotidiano”. Revela Stella reforçando o convite a comunidade, principalmente aos profissionais e acadêmicos da área da saúde.

A jornada teve como comissão organizadora os acadêmicos do terceiro ano, juntamente com o corpo docente e coordenação do curso.

Confira aqui o cronograma e mais informações.