No último sábado (19 de maio), a professora responsável Dra. Érika Neif e a professora colaboradora Me. Sônia Cassia levaram os alunos do 2° e 3° ano do curso de Nutrição para uma visita técnica na Vinícola Goiás (Dell Nonno), localizada no município de Itaberaí-GO, à 280 km de Barra do Garças. Fundada em 1998, pela família Razia, a vinícola é a pioneira em produção de suco de uva integral no estado de Goiás.

A professora Érika ministra as disciplinas de Microbiologia Geral e Microbiologia, Higiene e Controle Sanitário.

A visita teve como objetivos saber sobre os produtos gerados pela uva no processo de fermentação alcoólica, observar o controle de qualidade dos produtos, verificar as fases inicias e finais dos processos fermentativos e conhecer os benefícios da uva.

Os acadêmicos fizeram uma visita ao Vinhedo, guiado pela Daniela, que é filha dos proprietários, ela relatou sobre a história da família Razia que resolveu sair do Sul e plantar uvas no centro-oeste.

Informou ainda sobre os tipos de uvas, processo de plantio e produção de sucos elaborados sem aditivos químicos na composição do suco que é o principal produto da casa, vinhos e geleia. Ainda, os alunos tiveram a oportunidade de degustarem um café da manhã colonial com todos pratos elaborados na própria vinícola.

Você sabia?

A uva é fonte de carboidratos, importantes para o fornecimento de energia para o corpo. Também contém vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais como ferro, cálcio e potássio. A fruta que quanto mais escura for sua casca, também será maior sua ação antioxidante, ou seja, combate o envelhecimento das células e previne o câncer.

Segundo estudos realizados na Universidade de Alberta no Canadá, o vinho tinto contém uma substância chamada resveratrol, que pode nos oferecer benefícios similares ao que uma hora de atividade física nos oferece.

Beber uma taça de vinho por dia além de ser bom para o coração, também auxilia na regulação da circulação sanguínea, melhoria no rendimento físico e força muscular. O vinho pode ser substituído pelo suco de uva integral e estes benefícios aumentam para os homens na prevenção do câncer de próstata.