O curso de Farmácia Univar promoveu na última quinta-feira (25/10), o lançamento do projeto “Laços da Saúde” com campanhas como Outubro Rosa e Novembro Azul. O projeto visa promover ações de conscientização sobre as diversas lutas voltadas à saúde. Apesar de ainda não existir um calendário oficial sobre as cores dos meses, muitos de nós já ouvimos falar sobre elas. As campanhas são cada vez mais conhecidas e divulgadas e é nesse sentido que seu sucesso acontece.
Segundo o professor e coordenador do curso de Farmácia, Pablo Henrique Delmondes, o profissional farmacêutico é responsável pela promoção à saúde, além de reconhecer a importância da multidisciplinaridade para eficácia dessa promoção e prevenção de doenças. Nesse sentido, juntamente com a professora Mariana Pirani e alunos do 2° ano, a coordenação proporcionou aos acadêmicos e comunidade externa um momento de conscientização sobre o diagnóstico precoce ao câncer de mama e câncer de próstata.
O evento contou com a participação da médica Sabrina Baring, que ministrou uma palestra abordando o assunto.
Sabrina é Especialista em Ginecologia e em Obstetrícia, Ultrassom e em Medicina Fetal. Durante sua palestra, orientou os ouvintes sobre o autoexame, no caso do câncer de mama e sobre a importância de consultar com frequência um médico, em relação ao diagnóstico precoce de outras doenças.

Outros cursos da área da saúde da Univar marcaram presença no evento. Para participarem das palestras os alunos doaram alimentos não perecíveis e ao todo foram arrecadados mais de 150 kg de alimentos que serão destinados à casa de apoio de Barretos que recebe barra-garcenses em tratamento e seus familiares.

Sobre câncer de Próstata e de Mama

 Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), tipo mais comum entre os homens é o câncer de próstata e também a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. Alguns dos sintomas são dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência, presença de sangue na urina ou no sêmen.

O câncer de mama é um dos principais tipos de câncer que acomete as mulheres, embora também atinja os homens e acontece devido à multiplicação de células anormais no tecido mamário, formando um tumor maligno, inicialmente imperceptível, que pode aumentar e atingir outros locais do corpo.

Os sintomas são aparecimento de um nódulo na mama ou próximo a axila, saída de líquido pelo mamilo, tamanho ou formato das mamas diferentes, inchaço, vermelhidão e febre, além de feridas que não cicatrizam na região mamária.