O curso de enfermagem das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia (UNIVAR) realizou duas ações de saúde (19/03 e 20/03) voltada à comunidade do Bairro Jardim Nova Barra no município de Barra do Garças-MT. Ações estas que tiveram a parceria do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da comunidade local e do Núcleo de Políticas Sociais coordenado pela Profª Leci Koch.

A Abordagem teve como ênfase a troca de saberes e práticas acerca da realização do pré-natal para as gestantes e nas orientações aos idosos sobre a prevenção, o controle e o tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e da Diabetes Mellitus (DM). A atividade foi realizada pelo Prof. Alan Cardec Barbosa, coordenador do curso de enfermagem, juntamente com as acadêmicas do curso: Ingrid Cristina dos Reis (3º Ano), Nilva José de Souza (3º Ano), Áquila Rodrigues Claudino (4º Ano) e Raffaeli Salesse Englert (4º Ano).

As ações foram desenvolvidas em conformidade com dois projetos de extensão vinculados ao curso de Enfermagem: O projeto de Roda de Gestantes denominado “Roda AmaNascer“ que proporciona a troca de saberes e práticas relacionadas ao pré-natal, parto e pós parto para mulheres assistidas pelo programa de saúde da família e consequentemente pela assistência de Enfermagem no pré-natal de baixo risco; e o Projeto de Extensão denominado “Envelhe-Sendo Saudável” que aborda acerca do direito à saúde dos idosos por ações relacionadas ao direito à vida, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária, preceitos que rege o estatuto do idoso, que na ação teve foco a prevenção, o controle e o tratamento das doenças citadas a cima.