Nos dias 29 e 30 de outubro será realizado a 3ª edição do Encontro Estadual da Advocacia Criminal de Mato Grosso na capital Cuiabá. Acadêmicos do segundo semestre do curso de Direito Univar foram selecionados para apresentarem trabalhos, cujas temáticas abordam assuntos pertinentes à atualidade social.

Warllans Wagner Xavier Souza e Luiz Guilherme Guimarães Polvore Pradela tratarão sobre “O direito penal do inimigo no inquérito policial em confronto com o Estado Democrático de Direito”. Esse recorte busca analisar o conceito de Direito Penal do Inimigo, que defende o ideal construído por Günther Jakobs, de que pessoas consideradas “inimigas da sociedade” não precisam receber as mesmas garantias, remédios e benefícios concedidos pelo Direito Penal àqueles que são considerados cidadãos, revela Luiz Guilherme.

Para Warllans podemos utilizar como exemplos de inimigos os terroristas e os membros de grupos do crime organizado. Além disso, buscar olhares distintos sobre esse indivíduo é reconhecê-lo em caminhos paralelos às teorias concebidas em sala de aula.

Já as acadêmicas Emyly Heilans Pereira de Abreu e Luana Livi farão uma análise do feminicídio, femicídio e da violência doméstica no município de Barra do Garças/MT.

Emyly explica que o trabalho busca realizar uma pesquisa a cerca do posicionamento dos profissionais cuja função é acompanhar esses casos.

Já Luana falou-nos sobre a importância de fazer uma pesquisa in loco e consequentemente vivenciar o dia dia de questões sociais de grande relevância.

Além disso, no mesmo evento os docentes Yann Dieggo e Dandara de Amorim serão palestrantes e contribuirão com seus conhecimentos teóricos acerca dos assuntos tratados.