No dia 07 de julho, os acadêmicos do 3º ano do Curso de Ciências Contábeis realizaram visita técnica à Fazenda Santa Filomena das Águas no município de Barra do Garças – MT. Em consonância com a disciplina ministrada em sala de aula, Contabilidade Rural, a atividade visa consolidar o conhecimento teórico e prático, relativo à apuração dos custos da cultura permanente e verificação in loco desse tipo de atividade agrícola. A ação proposta neste processo foi analisar quais são os gastos que envolvem a cultura, suas alternativas de vendas, seus tratos culturais, controle na cultura da uva, dentre outros assuntos.

O professor Pabblo Abadia Miranda Rodrigues, responsável pela atividade, finalizou-a no dia 14 de agosto com a apuração de relatórios envolvendo os custos para manutenção da produção de uva, discutiram sobre o que foi vivenciado na prática, e prepararam planilhas de custos através dos valores informados pelo gerente do local, no intuito de confirmar os preços praticados pela empresa e posterior consultoria, avaliando os pontos fortes e corrigindo os pontos falhos ou dispendiosos no intuito de minimizar os custos e maximizar os resultados. Com este trabalho os discentes sentiram a responsabilidade que um contador exerce perante a sociedade empresarial, e especialmente, em empresas rurais.

Estiveram juntos no projeto a coordenadora do curso de Ciências Contábeis Gláucia Maria Carteri e os professores Janaína Vilas Boas e Jaime Elias Rodrigues Da Silva.

Nesta atividade reforçaram a importância dos conceitos da profissão contábil, planejamento e trabalho em equipe. Além de motivar, incentivar e criar um momento de descontração aos acadêmicos.