Nas dependências da Univar, entre a clínica veterinária e os pavilhões de salas de aula, uma paisagem nova e diferente causa curiosidade. Os canteiros bem organizados, brotos verdes surgindo, rasgando a terra. As cercas bem feitas seguram a placa com a escrita Casa de Vegetação. É a horta feita pelo curso de Agronomia.

Um dos objetivos do projeto é doar mudas á comunidade com o intuito de sensibiliza-los acerca da responsabilidade social com a comunidade e meio ambiente. Para isso será instalado uma horta com diferentes hortaliças e olerículas, entre elas: alface, tomatinho, cebolinha, coentro, cenoura, etc.

Sob supervisão dos professores Lidianne Abud e Jonatas de Castro, a produção será conduzida pelos acadêmicos da disciplina de Olericultura, do 4° ano do curso de Agronomia, como atividade de aula prática. E auxiliada pelos acadêmicos do 1°, 2° e 3° anos do curso. Os alunos desenvolverão de forma conjunta tudo aquilo que foi aprendido não apenas na disciplina, mas também durante todo o curso, como: preparo de substrato, preparo de canteiros, semeadura, transplante de mudas, irrigação, controle de ervas daninhas, controle de pragas, nutrição, e etc.

A instalação da horta, condução e manutenção será desenvolvida durante o ano acadêmico, permitindo a visita de estudantes de ensino médio e instituições, que buscam orientação para cultivo de hortaliças.