Nesta viagem ao mundo dos empreendedores, o plano de negócios será o nosso mapa de percurso. Imagine que queremos abrir uma empresa. Empreender, muitas vezes, é uma viagem para um lugar desconhecido. Há uma grande necessidade de organizar as ideias e planejar cada processo, para isso existe o que chamamos de plano de negócio.

Em uma atividade simulatória, o professor Pabblo Miranda do curso de Ciências Contábeis, coordenou o desenvolvimento de empreendimentos que possivelmente seriam instalados no munícipio de Barra do Garças-MT. Durante as aulas da disciplina de Planejamento Estratégico, os alunos do 4° ano apresentaram nos dias 04, 06 e 11 de junho informações primárias sobre seus projetos. Contamos com a participação das coordenadoras contadora Gláucia Carteri e a Drª Reíssa Alves Vilela para avaliarem as apresentações dos acadêmicos. Estiveram presentes o Sr. Benedito Alves Rogate, gerente de departamento de Recursos Humanos e Heder Faria Pereira Analista de Operações da renomada empresa Viação Xavante, contribuindo com colocações sobre o mercado profissional em nossa região do vale do Araguaia e a importância de um excelente planejamento ao montar uma empresa.

As empresas

HOT PARK TSUNAMI

O “Hot Park Tsunami” é um grande parque aquático com uma mega-estrutura, que contará com área de camping, lanchonetes, playground, piscinas e tobogãs.

A ideia deste projeto surgiu com a percepção do grande potencial turístico da cidade e região, buscando assim, um diferencial com o intuito de promover diversidade e inovação no turismo local, além de entretenimento e experiências não encontradas nesta localidade. Sabe-se o quanto a região tem grande público jovem devido ao número de faculdades aqui instaladas, e também recebe milhares de turistas todo ano, sendo assim, esse grande empreendimento será um local capaz de oferecer algo diferente para aumentar a rotatividade econômica.

BARRA GAMES

O município de Barra do Garças é uma cidade turística, com suas belezas naturais a serem exploradas durante o ano inteiro, temos ainda eventos sazonais como, temporada de praia, motorcycle, exposição agropecuária entre outros, devido estes eventos a cidade atrai muitas pessoas de todo o país. Então, criou-se a ideia de um local, com o foco no jogo de boliche, algo inovador que ainda não tem em Barra do Garças, não havendo a necessidade de se deslocarem para grandes centros para desfrutarem do mesmo.

A empresa “Barra Games” está chegando em Barra do Garças com jogos inovadores e convencionais, a qual tem a intenção de reunir toda a família para se divertir sem limites. BARRA GAMES, FAÇA SUA JOGADA!

ARENA FUT7

A “Arena Fut 7” vem para proporcionar além de um ambiente entre amigos, um ambiente familiar. Trazendo para nossa Barra do Garças, um atrativo de lazer diferenciado, disponibilizando aos amantes de futebol um espaço sofisticado, moderno e surpreendente, como nunca visto antes na região.  A Arena Fut7 trabalhará com três campos de futebol society, área para festa (lazer) e bar itinerante.

STUDIENT MOTEL

Nome da empresa: Studient Motel – Ramo de atividade: Motel

A finalidade do ramo de atividade apresentado é atender vários clientes, mas tendo como público alvo os universitários, pois a praça onde está localizado é entre as faculdades Univar e Catedral na rua Moreira Cabral, possibilitando o acesso, sendo o aproximado ao centro da cidade. O motel será diferenciado dos outros já existentes na cidade, pois o mesmo atenderá todos os desejos dos clientes relacionados ao designer dos quartos, produtos de sex shop e promoções. Trabalhando sempre com ética, sigilo e higiene assim proporcionando qualidade e segurança em nossos serviços prestados.

OS BARBEIROS NO KART

A empresa “Os barbeiros no Kart” foi desenvolvida com o intuito de inovar na área de entretenimento da região da Barra do Garças, oferecendo serviços para empresas, alunos sem nenhuma experiência que queiram se aperfeiçoar na área do kart, praticantes que queiram treinar e pilotos que buscam competir e se desenvolver ainda mais no esporte.

Possui infraestrutura completa para oferecer o que existe de melhor no esporte e equipe altamente especializada, além de procedimentos obrigatórios de segurança e elevado padrão de qualidade em nossos serviços.

LA TORTERIA

La Torteria é uma empresa que foi constituída por um grupo de amigas universitárias, que se juntaram para montar um negócio rentável com o objetivo de ter lucro em prol da festa de formatura, o qual a empresa foi crescendo e tomando grandes proporções. Sempre com muito amor as tortas eram fabricadas na cozinha da tia de uma das amigas e vendidas no intervalo da faculdade.

O negocio tomou uma grande proporção, que foi necessário abrir uma pequena empresa onde as mesmas se revezavam entre elas mesmas para: cozinhar atender e fazer entregar. O qual acabou dando tão certo que será necessário um novo investimento em um espaço maior e mais amplo para as vendas e o público.

Apesar de em Barra do Garças existir varias empresas no ramo alimentício, decidiu se por essa área por ser mais fácil de fabricar e custear os produtos que seriam comercializados.

Optou-se esse negócio por não ter concorrência direta que preste o mesmo serviço, em uma pesquisa de mercado foi observado que é um campo de grande abrangência no município, o nosso diferencial seria oferecer a qualidade e o bom atendimento aos clientes.

O curso de Ciências Contábeis agradece a contribuição da empresa Viação Xavante pelo apoio e motivação aos acadêmicos.