O cavalo é um animal muito utilizado em oportunidades de negócios, lazer e saúde, porém, mais de 80% destes animais são utilizados em atividades agropecuárias, principalmente, para o manejo de gado. Um animal de custo alto e uma manutenção ainda mais cara e cautelosa. Para que estes animais tenham o desempenho esperado em suas atividades, são necessários cuidados especiais.

Hoje o Brasil tem um rebanho equino aproximado de 5,5milhões de cabeças segundo o IBGE. O mercado do agronegócio movimenta cerca de R$ 16 bilhões, e geram 3,2 milhões de empregos diretos e indiretos.

As despesas com um cavalo incluem: alimentação, ferragens, equipamento (arreios, sela, material de limpeza…), veterinário, pastagens, alojamento e outras. O perfil de pessoas podem variar algumas informações, por exemplo, uma pessoa que mora no campo já possui toda a estrutura física e com certeza ela vai gastar menos pra manter um cavalo. E também existe o perfil de criadores ou profissionais de esportes equestres, que o papo é outro quando falamos em manutenção de cavalo atleta, de reprodução ou exposição.

Pensando nisso os acadêmicos do 3° ano do curso de Ciências Contábeis visitaram o Rancho Nogueira, localizado no bairro Zeca Ribeiro em Barra do Garças-MT, na disciplina de Contabilidade Rural acompanhados pelo professor Pabblo Abadia Miranda Rodrigues, a visita técnica ocorreu no dia 09/06/2018 e no dia 14/06/2018 finalizaram com a apuração dos custos de manutenção de equinos, discutiram sobre o que foi vivenciado na prática, e prepararmos planilhas de custos através dos valores informados pelo gerente do local, no intuito de confirmar os preços praticados pela empresa e posterior consultoria, avaliando os pontos fortes e corrigindo os pontos falhos ou dispendiosos no intuito de minimizar os custos e maximizar os resultados. Com este trabalho os discentes sentiram a responsabilidade que um contador exerce perante a sociedade empresarial e empresas rurais.

Estiveram juntos no projeto a coordenadora do curso de Ciências Contábeis Gláucia Maria Carteri e os professores Janaína Vilas Boas e Jaime Elias Rodrigues Da Silva.

Nesta atividade foram reforçadas a importância dos conceitos da profissão contábil, como planejamento, trabalho em equipe. Além de motivar, incentivar e criar um momento de descontração aos acadêmicos.