Campanha Nacional de doação de leite materno ganha reforço dos cursos da saúde do UNIVAR

O leite materno é insubstituível na alimentação do recém nascido. Ao longo dos anos com a evolução da saúde e das pequisas médicas cada vez mais tem se comprovado a importância deste alimento no crescimento, nutrição e manutenção do equilíbrio funcional dos bebês. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a amamentação é a melhor maneira de garantir os nutrientes necessários aos recém-nascidos até os seis meses de idade.

A nutricionista do Centro Universitário do Vale do Araguaia (UNIVAR) Luana Dias defende o aleitamento materno e reitera: “É o alimento mais completo em todas as circunstâncias, inclusive recomenda-se (conforme o Ministério da Saúde) o leite materno até os 2 anos de idade juntamente com a alimentação complementar.”

O portal de notícias do G1 divulgou uma pesquisa em 2018 realizada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)  que revelou que o desenvolvimento do fígado está diretamente ligado ao consumo de leite materno nos primeiros meses de vida. E embora esse alimento seja tão vital, dados da OMS revelou que no Brasil 41% das crianças não são amamentadas até os 6 meses de idade. Por isso, uma campanha Nacional está acontecendo para promover a doação do leite materno.

De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição do UNIVAR Sara Forgerini, a nutricionista da Secretaria de Estado de Saúde representante de Barra do Garças convidou o curso para auxiliar na campanha nacional de doação de frascos de vidro com tampa plástica para a doação de leite materno.

“Quando ela me apresentou o projeto me prontifiquei a convidar também outras coordenações da área da saúde para se juntar . Estamos nos organizando para ajudar a divulgar a campanha que é tão importante”, ressalta Forgerini.

No UNIVAR os pontos de doação são as coordenações de Odontologia, Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem e Farmácia. Os horários para a entrega são das 07h as 22h. Participe dessa ação.