No dia 8 de março, durante a Agrotec Show, os alunos UNIVAR dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia, sob responsabilidade da Profa. Dra. Natália Mora, participaram de uma aula prática com gado zebuíno Nelore ministrada pelo Médico Veterinário, Divino Humberto Guimarães, técnico da ABCZ – Associação Brasileira de Criadores de Zebu.

Primeiramente Divino demonstrou as características observáveis como: morfologia, desenvolvimento, propriedades bioquímicas ou fisiológicas e comportamento do gado Nelore, que são essenciais para registro genealógico. Posteriormente, abordou sobre a avaliação visual pelo método EPMURAS, descritivo e comparativo. A técnica, relatada por Khoury Filho (2005), consiste em avaliar a Estrutura corporal, Profundidade, Musculosidade, Umbigo, características Raciais, Aprumos e Sexualidade, e pode ser utilizada como seleção de machos e fêmeas zebuínas, após um período de treinamento e certificação do profissional.

O melhoramento genético é um dos pilares essenciais para o aumento da produtividade animal, e essa metodologia se aplica consideravelmente para o êxito de seleção em bovinos.

Segundo a ABCZ, o Mato Grosso é o quinto estado brasileiro a implantar o programa Pró-Genética de melhoramento genético do rebanho bovino de corte e de leite das raças zebuínas. Desta forma é de grande importância que os acadêmicos tenham contato com as novas técnicas visando estimular o aumento da produção de carne e de leite nas pequenas e médias propriedades rurais, possibilitando aumento de renda através da ampliação da produtividade e redução de custos.