O relacionamento entre animais e seres humanos são datados desde a idade média. Relatos do médico veterinário Luc Janssens da Universidade de Leiden na Holanda revelam uma tumba a cerca de 14 mil anos atrás que guardava um homem, uma mulher e seus 2 cachorros. Isso revela um pouco da relação existente entre os bichos e seus donos. No Egito Antigo, os deuses tinham os animais como sagrados e a eles foi dedicado templos, oferendas e orações.

Essa interação se expressa nos dias atuais. No Brasil, segundo uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (USP), 44, 3% dos brasileiros tem pelo menos um cachorro em casa. Pensando nessas questões que envolvem aspectos do cuidado animal, o curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário do Vale do Araguaia promoveu na última semana (6 a 9) de agosto a 7ªSEMAVET, que entre outros assuntos discutiu a dimensão do cuidar animal.

Mais de 200 pessoas participaram do evento, dentre eles médicos veterinários, advogados, representantes comerciais, egressos e comunidade acadêmica. O curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário do Vale Do Araguaia tem se destacado pela qualidade de ensino e estrutura oferecida.