Alunos do segundo ano dos cursos de zootecnia e agronomia realizam constantemente atividades práticas referentes ao preparo inicial do solo. Esta prática é essencial para iniciar atividades extrativistas da terra, como culturas anuais ou perenes, além da utilização para pastagem.

O preparo do solo visa a melhoria das condições físicas e químicas para garantir a brotação, o crescimento radicular e o estabelecimento da cultura.

Durante uma das aulas práticas, das disciplinas Máquinas de Importância Zootécnica e Máquinas e Mecanização Agrícola,  os alunos acompanharam a parte operacional da utilização de um trator de esteira que foi usado para retirar a população nativa de plantas e árvores. Sob supervisão do professor Jônatas Neves de Castro, na mesma ocasião os alunos receberam instruções sobre cuidados em relação a máquina e a discriminação das diferenças operacionais entre o trator de esteira e o trator convencional.