Alunos do curso de Agronomia visitam plantio de uva em aula prática de Fruticultura

Os alunos do 5º ano de agronomia realizaram uma visita técnica na fazenda Santa Filomena das Águas, localizada no Distrito de Voadeira, município de Barra do Garças (509 Km a Leste de Cuiabá). Produtora de uvas, a propriedade chega a produzir em média 40 toneladas da fruta, exportando para as cidades vizinhas e até mesmo para Cuiabá. Os alunos acompanhados da professora Lidianne Lemes Silva Abud, com o objetivo de conhecer informações práticas quanto ao sistema de condução da videira, a partir da vivência demonstrada por um dos produtores de uva da região de Barra do Garças.

O estado de Mato Grosso juntamente com Goiás, são conhecidos pela grande produção de soja, algodão e pecuária. A grande novidade consiste no surgimento de grandes plantações de uva, fazendas que se dedicam exclusivamente a essa produção, que até um tempo atrás era produzida em grande escala apenas nos estados da região Sul do país, devido ao clima ser favorável.

Neste ponto entra o profissional agrônomo, que diante das técnicas aprendidas durante a graduação consegue uma produção de frutos de qualidade mesmo em ambiente de clima desafiador.

As uvas podem ser encontradas in natura em mercados de nossa região com o nome de “Uvas do Araguaia”,  o plantio está concentrado em uma área de quatro hectares, da variedade Niágara.

× Chamar no Whats!