Os alunos do 5º ano de agronomia realizaram uma visita técnica na fazenda Santa Filomena das Águas, localizada no Distrito de Voadeira, município de Barra do Garças (509 Km a Leste de Cuiabá). Produtora de uvas, a propriedade chega a produzir em média 40 toneladas da fruta, exportando para as cidades vizinhas e até mesmo para Cuiabá. Os alunos acompanhados da professora Lidianne Lemes Silva Abud, com o objetivo de conhecer informações práticas quanto ao sistema de condução da videira, a partir da vivência demonstrada por um dos produtores de uva da região de Barra do Garças.

O estado de Mato Grosso juntamente com Goiás, são conhecidos pela grande produção de soja, algodão e pecuária. A grande novidade consiste no surgimento de grandes plantações de uva, fazendas que se dedicam exclusivamente a essa produção, que até um tempo atrás era produzida em grande escala apenas nos estados da região Sul do país, devido ao clima ser favorável.

Neste ponto entra o profissional agrônomo, que diante das técnicas aprendidas durante a graduação consegue uma produção de frutos de qualidade mesmo em ambiente de clima desafiador.

As uvas podem ser encontradas in natura em mercados de nossa região com o nome de “Uvas do Araguaia”,  o plantio está concentrado em uma área de quatro hectares, da variedade Niágara.