O estado de Mato Grosso produz dois terços do algodão brasileiro, segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA). E, durante este ano estima-se que haverá um aumento em torno de 16% da produção.

As plantações algodoeiras requerem muitos profissionais capacitados, a demanda é ainda maior no Mato Grosso, por ser o estado brasileiro que mais produz. Pensando nisso, durante o andamento da disciplina Agricultura I, os alunos do 4° ano do curso de Agronomia da UNIVAR realizaram uma visita técnica em uma fazenda produtora de algodão no município de Nova Xavantina. Sob supervisão do professor me. Vinícius Marca Marcelino de Lima.

O contato com a cultura, que é tão presente na região Centro-Oeste, ainda na graduação, torna o acadêmico familiarizado com o ambiente propício, as possíveis pragas e seus extermínios e todos os cuidados devidos para o aumento da produção.

Durante a prática foi acompanhado os processos de colheita mecanizada e beneficiamento do produto até o ponto de enfardamento da pluma sem o caroço. Também foram abordados os tratos culturais realizados durante o ciclo da cultura como aplicação de fungicidas e inseticidas, destacando controle das principais pragas e plantas daninhas.

No curso de agronomia os estudantes integram em sua grade disciplinar o estudo de grandes culturas como Milho, Soja, Arroz, Algodão, dentre outras.