Acadêmicos de zootecnia fabricam rações para pets e distribuem em abrigo de animais

Acadêmicos de zootecnia fabricam rações para pets e distribuem em abrigo de animais

Por: Michele Faifer

Os acadêmicos do 6º semestre e 4° ano do curso de zootecnia do UNIVAR produziram rações para doar a abrigos temporários do grupo de acolhimento de animais abandonados, a ação faz parte do projeto “Pet Social – Ração caseira para pet”. Sob a supervisão e colaboração da Profª. Me. Josilene Da Silva Trindade e da Coordenadora do curso Reíssa Alves Vilela, o projeto foi desenvolvido por meio da disciplina de nutrição de cães e gatos.

Esse é o 5º ano que o projeto é realizado, nessa edição as rações foram entregues para a Associação Amigos dos Animais. Essa iniciativa além de contribuir através da doação de rações caseiras e fornecimento de uma alimentação saudável aos animais, ela proporciona conhecimento aos acadêmicos, uma vez que são eles realizam a produção.

Para a fabricação das rações caseiras são utilizadas carnes, grãos e vegetais, e até ingredientes funcionais, desde que balanceados, com suplementação de cálcio. Quase todas incluem óleo vegetal em suas receitas, assim fica mais atraente ao paladar e reduz os riscos de transmissão de doenças. Depois do preparo elas são devidamente separadas, seguindo as normas de biossegurança e conservadas refrigeradas no laboratório de bromatologia do UNIVAR, até serem entregues.

“O zootecnista atua nesse segmento auxiliando a formular dietas dentro das especificações nutricionais para cães e gatos, selecionando ingredientes com boa palatabilidade e qualidade, sem riscos para a saúde animal”, explicou a coordenadora do curso Reíssa Vilela.

 

 

Tags

Deixe seu comentário

× Chamar no Whats!