No dia 13 de junho a turma do 4° ano do curso de Medicina Veterinária realizou uma visita técnica à granja leiteira, Fazenda Vale da Pedra, localizada na cidade de Jataí-GO. Em conformidade com a disciplina de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal, a visita foi realizada e coordenada pela professora Cristiane Isabô Giovannini.

O intuito foi conhecer as técnicas realizadas na propriedade, observando assim os processos de manejo das vacas e bezerras para que se possa produzir com qualidade em um pequeno espaço. A fazenda que produz em média 12.000 litros de leite por dia, consegue atingir essa quantidade devido ao uso de alta tecnologia e planejamento estratégico.

É considerado extremamente importante a presença de um profissional que realize planejamentos de produção. O médico veterinário além de estar atento a esta função, cuidará da saúde e bem-estar animal, o que aumentará ainda mais a produtividade.

Os acadêmicos também estiveram no Laticínio Maroca, localizado no munícipio de Piranhas-GO, acompanhando a destinação do leite e a produção de derivados.

Esta visita revela aos acadêmicos a importância do Médico Veterinário na segurança e qualidade dos alimentos de origem animal, em particular na produção de leite e seus derivados que por muitas vezes são alvos de adulteração, contaminação por produtos químicos e microrganismos causadores de doenças.

A ideia é fugir do pensamento de que este profissional está somente relacionado aos cuidados de animais domésticos, demostrando que é também o grande responsável pela orientação e fiscalização do leite e seus derivados, garantindo que os mesmos tenham qualidade e estejam seguros para o consumo.