Ontem (18), aconteceu no auditório do Centro Universitário do Vale do Araguaia (UNIVAR) o II Seminário “Encontro das águas do Vale”. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Barra do Garças, a Secretaria Municipal de Urbanismo, Paisagismo e Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Município de Barra do Garças (AGER) e o UNIVAR.

Plateia formada por alunos, pais e professoras no auditório/ Foto: Ascom – UNIVAR.

Nesta segunda edição do projeto o objetivo dos organizadores foi informar e sensibilizar os adultos e crianças sobre os problemas ambientais e suas soluções ecológicas. Além disso, o 2º Concurso Artístico Cultural movimentou educadoras, pais e alunos (as) de 10 escolas municipais.

A amostra competitiva foi um misto de cores, estórias, música, alegria e muito barulho. Os alunos estavam super empolgados e mostraram estar preocupados com o meio ambiente e a preservação dos rios. A Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Univar Stephania Poleto foi uma das juradas. Poleto defendeu maior participação dos pais e acolhimento às iniciativas dos filhos de preservar e não poluir. “O que a gente percebe hoje é um distanciamento dos pais em relação ao que os filhos adquirem na escola, isso é ruim porque é como se eles não tivessem incentivo na família. O que a gente pede aos pais é participação”, afirmou Stephania.

Mesa avaliadora do 2º Concurso Artístico Cultural/ Foto: Ascom-UNIVAR.

Os vencedores da categoria infantil foram o Centro Municipal de Educação Infantil Brígida da Silva Aguiar. As professoras e alunos apresentaram uma peça sobre o ciclo da água e receberam como prêmio uma bicicleta infantil para cada aluno. Já na categoria de Ensino Fundamental os vencedores foram o Centro Municipal de Educação Básica Moreira Cabral que encantaram a plateia com a apresentação “E se fosse a última gota”. Os alunos também receberam premiações diversas.

O Secretário Municipal de Urbanismo, Paisagismo e Meio Ambiente Lúcio Violin Junqueira aproveitou a ocasião para agradecer as professoras e parabenizar pelo trabalho desenvolvido com as crianças. “ Vocês ajudam a formar cidadãos mais conscientes o papel de vocês é muito importante e reconhecemos imensamente isso.

Ao final do Concurso Artístico Cultural, Junqueira distribuiu uma plantinha como lembrança para as educadoras presentes.