Chegou ao fim a primeira etapa anual da 2ª edição do projeto PREV QUEIMADAS realizado pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Educação com parceria do Centro Universitário do Vale do Araguaia (UNIVAR) e alunos do curso de Pedagogia. O projeto previa a conscientização das crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil de Barra do Garças em relação aos incêndios criminosos que acontecem na região em tempos de seca.  Além de apresentarem peças de teatro, os acadêmicos de Pedagogia dialogam com as crianças sobre a necessidade de evitar queimadas e proteger o meio ambiente.

Segundo a professora Cristina Moreira coordenadora do Curso de Pedagogia “é muito importante fazer esse trabalho de conscientização com as crianças porque elas advertem os adultos sobre o que aprendem”. Só nesta primeira edição, o PREV QUEIMADAS levou conhecimento a mais de 1500 crianças em toda a cidade.

No mês de agosto acontece a segunda etapa do projeto com crianças e adolescentes dos Centros Municipais de Educação Básica e Ensino Médio juntamente com o curso de Zootecnia, sob a orientação da professora Tatiana. O trabalho visa diminuir a problemática em relação a queima de lixo domiciliar e os crimes ambientais.

Em 2018 um incêndio de grandes proporções atingiu o Parque da Serra Azul em Barra do Garças. A suspeita é que ele tenha sido criminoso. As queimadas são crimes ambientais previstos na Lei 9.605/98 com pena de um a quatro anos de prisão além de multa.