WhatsApp-Image-2024-06-05-at-09.24.09

Por: Michele Faifer

No dia 10/05, a Escola Estadual Mealquiades Victor de Oliveira recebeu uma ação educativa inovadora promovida por acadêmicas do 5º semestre de odontologia do UNIVAR, Monara Beatriz Soares e Mariana Fraga Mota, sob a supervisão da docente Me Natalina Galdeano Abud Chaud. O projeto, que focou na prevenção e nos cuidados com a saúde bucal do público infanto-juvenil, teve como objetivo conscientizar os estudantes sobre a importância da higiene bucal e a prevenção de doenças.

A ideia para o projeto surgiu da coordenadora do curso de odontologia, que identificou a necessidade de uma abordagem prática e educativa para tratar da saúde bucal entre os jovens. Durante a atividade, foram abordados temas como a escovação correta, o uso adequado de escovas e cremes dentais, e a importância do fio dental. Além disso, a palestra incluiu orientações sobre alimentação saudável, destacando alimentos cariogênicos e cariostáticos, e uma explanação sobre doenças bucais comuns, como cáries, gengivite e periodontite. Também foram discutidas doenças transmissíveis como herpes labial tipo 1 e candidíase oral.

O evento foi estruturado em formato de palestra, utilizando manequins odontológicos para demonstrar os movimentos corretos de escovação e o uso do fio dental. Para tornar a atividade mais interativa, foi realizada uma dinâmica com caça-palavras, onde brindes foram distribuídos aos alunos participantes. Ao final da ação, todos os estudantes e professores presentes receberam kits de higiene bucal contendo escova dental, creme dental e fio dental.

Mariza Batista, coordenadora do período matutino, elogiou o desempenho das acadêmicas: “As acadêmicas desempenharam com maestria tudo o que se propuseram. Nossos alunos amaram”.

Monara Beatriz, uma das acadêmicas envolvidas no projeto, destacou a importância da iniciativa: “Esse projeto irá contribuir muito para o conhecimento da população nas escolas. É de extrema importância para esses adolescentes saberem sobre saúde e higiene bucal e as doenças que podem aparecer no decorrer da vida. Para nós, acadêmicos, proporciona muitos aprendizados, como saber a situação da população onde estamos inseridos e saber lidar desde já com a mesma. Poder levar nosso conhecimento para as pessoas que precisam é muito gratificante”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress