Audiencia-780x470

Os acadêmicos do 7° semestre matutino do curso de Direito do Centro Universitário do Vale do Araguaia simularam, nesta terça-feira (6), audiência cível de instrução e julgamento, inspirada no livro Dom Casmurro, de Machado de Assis. Os acadêmicos figuraram no papel de advogados, testemunhas, requerente e requerido, inclusive contando com as figuras de Bentinho, Capitu e Escobar, firmando o triângulo amoroso mais emblemático da Literatura brasileira.

A simulação teve por finalidade aliar a teoria e prática do direito civil e processo civil, sendo  que os acadêmicos protocolizaram a petição inicial com todos os requisitos do art. 319 do CPC, em seguida houve a citação o requerido para oferecer resposta dentro do prazo legal, não havendo a mediação, foi designada a instrução, cumprindo então com todas as fases ou atos processuais, sob o caso de Ação de Divórcio c/c Partilha de Bens, Guarda e Alimentos, de Bentinho e Capitu, sob a orientação do professor de prática jurídica I-Cível, Herôdoto Fontenele Junior, da coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), Catarini Cupolillo e da coordenadora do curso de Direito, professora mestre Dandara Amorim.

A audiência que ocorreu no Núcleo de Prática Jurídica do Univar, sendo presidida pela juíza de Direito Dra. Augusta Prutchansky, titular da 2ª Vara Cível de Barra do Garças, a qual prontamente aceitou o convite de participar da atividade prática simulada.

Para a coordenadora do NPJ, Catarini Cupolillo, a simulação de audiência de instrução e julgamento cível com os acadêmicos do 7° semestre foi essencial afim de efetuar uma intersecção entre Direito e Literatura. “Ressalta-se que os próprios acadêmicos minutaram as peças práticas no caso em epígrafe, versando sobre Direito de Família e Responsabilidade Civil em lide formulada em virtude do triângulo amoroso firmado entre o Bentinho, Capitu e Escobar. Parabéns aos acadêmicos envolvidos e gratidão a Dra Augusta Prutchansky por abrilhantar nossa audiência”, agradeceu.

O professor de Prática Jurídica, Herôdoto Fontenele Junior, descreveu que essa atividade foi de suma importância para a vida profissional dos acadêmicos, levando conhecimento teórico desenvolvido em sala de aula para ser desenvolvido na prática, ainda que de forma simulada.

“Agradeço a adesão dos acadêmicos e o empenho no desenvolvimento das atividades, bem como a participação da Dra. Augusta Prutchansky, que de pronto aceitou presidir a audiência e fez considerações substanciais aos nossos acadêmicos. É um trabalho em grupo realizado no Núcleo de Práticas Jurídicas que vem dando resultados frutíferos, motivo pelo qual estendo meus agradecimentos a coordenadora do curso, Dandara Amorim e a coordenadora do NPJ, Catarini Cupolillo, pelo comprometimento e auxílio na lida diária e na atividade desempenhada”, salientou.

A Dra. Augusta Prutchansky destacou a iniciativa. Segundo ela, “as simulações são de extrema importância para aliar a teoria e a prática, do mesmo modo para os acadêmicos do direito terem uma noção de como é o dia-a-dia do juiz, advogado, bem como saber como se portar e saber em uma audiência, para que sejam profissionais que tenham noção da prática”.

A coordenadora do curso de Direito, Dandara Amorim ressaltou que a simulação de audiência de instrução e julgamento pelos acadêmicos irá suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural, profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração, conforme preconiza o artigo 43 da LDB.

Repost do site rede da notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress