WhatsApp Image 2023-04-25 at 06.44.12 (1)

Foi realizado de 19 a 23 de abril o III Festival do Araguaia de Danças Circulares Sagradas, produzido por Marieta Ferreira, Nara Carneiro e Eloísa Oliveira. O evento foi realizado em Barra do Garças e contou com os ilustres convidados Peter Vallance (Findhorn, Escócia, berço das danças circulares sagradas) e Ignacio Bassi (Argentino que reside em Florianópolis), Frida Zalcman (Rio de Janeiro) e acadêmicos do 5º semestre de educação física do UNIVAR.

O festival acontece a cada dois anos, nessa edição teve mais de 80 participantes, trazendo a temática “dançando a consciência única”. Foram realizadas várias atividades que unem as danças circulares ao contato com a natureza exuberante da nossa região, além disso houve a interação com os povos originários Xavante e a honra as tradições da dança, preservando sua originalidade.

A abertura do festival contou com a presença dos alunos do 5º semestre de educação física do Centro Universitário do Vale do Araguaia, que além de colaborarem puderam vivenciar a Dança Circular, uma vez que foi um dos temas do 1º bimestre das aulas de dança ministradas pela professora Marieta Ferreira.

Os dançantes de todo o Brasil também participaram de uma palestra com o astrólogo e antropólogo Lucas Morato, abordando a temática do festival. Durante a sua ministração foi realizado um ritual de cura com os Xavantes na sinagoga espiritualista, uma trilha para a cachoeira azul na Fazenda Recanto da Serra, e um passeio no Parque Estadual da Serra Azul.

Entre uma dança e outra, os participantes também tiveram a oportunidade de visitar uma feirinha organizada pelos vendedores locais, com artesanatos, arte popular, comidas típicas, roupas, massagem e produtos naturais, movimentando a microeconomia da região. “O festival encerrou com muito sucesso e teve um impacto positivo para toda a região do Araguaia”, destacou a coordenadora do curso de educação física, Elisiane Tolio.