WhatsApp-Image-2023-04-19-at-16.09.49

Iniciou no dia 18/04, o Projeto “Isso Não é Brincadeira: Combate à Intimidação Sistemática (Bullying) no Ambiente Acadêmico”, sob a organização da coordenadora do curso de direito, advogada e professora mestra Dandara Amorim, do professor mestre e advogado Wenas Santos e da advogada e coordenadora do NPJ Catarini Cupolillo.

O projeto está sendo realizado no Centro Universitário do Vale do Araguaia e nas escolas de Barra do Garças, Aragarças, Pontal do Araguaia e região. A Escola Estatual Francisco Dourado foi a primeira a participar do projeto, recebendo os acadêmicos de direito para debater sobre a intimidação sistemática (Bullying).

A coordenadora de direito Dandara Amorim explanou: “o projeto Isso Não é Brincadeira: Combate à Intimidação Sistemática (Bullying) no Ambiente Acadêmico, teve início em 2019 com a parceria do curso de direito e psicologia nas escolas de Barra do Garças. Devido a Pandemia da Covid 19, tivemos que suspender as palestras, orientações e os atendimentos psicológicos aos alunos e familiares vítimas do bullying. Em virtude de o mês de abril ser dedicado anualmente, ao combate ao bullying e cyberbullying nas escolas públicas e privadas, decidimos retomar o projeto nas unidades de ensino de nossa Região, e na nossa IES, com os futuros operadores do direito.

As palestras realizadas nas escolas e no UNIVAR, abordam os tipos de violências caracterizada pela Lei n° 13.185/2015, bem como a conceituação e classificação do bullying e cyberbullying.  Também são apresentadas medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate à violência e à intimidação sistemática.

O professor Wenas Santos finalizou falando sobre a importante dessa ação: “o projeto combate ao bullying no ambiente de ensino é imprescindível, pois promove a discussão acerca da prática do bullying e suas consequências. Neste contexto destacamos que, enquanto política pública esse combate precisa de todos os atores sociais engajados no propósito de exterminar essa prática sórdida que vem sendo reproduzida ao logo dos anos e que na contemporaneidade ganha impulso com o avanço das tecnologias. Por isso, precisamos utilizar essas tecnologias a exemplos das redes sociais como aliadas nessa luta/combate”.