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Por: Michele Faifer

Durante os meses de março e abril o curso de farmácia, do Centro Universitário do Vale do Araguaia está aplicando em suas aulas as metodologias ativas, PBL, que em português significa Metodologia Baseada em Problemas e Rotação por Estações.

A PBL trata-se de uma estratégia educacional para a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes, na qual a experiência de ensino se dá em grupos. O estudo individual é priorizado e o docente desempenha um papel de facilitador e tutor.

A fonte básica de aprendizado no PBL é a exposição a situações e problemas semelhantes às experiências reais da futura prática profissional. “O PBL encoraja o envolvimento do estudante em seu próprio processo de aprendizado, além de orientá-lo a aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas e a desenvolver habilidades específicas que possibilitem a continuidade de sua educação durante a vida profissional”, explicou o coordenador de farmácia, Pablo Delmondes.

As metodologias ativas visam fortalecer o processo de ensino-aprendizagem incentivando os acadêmicos a aprenderem de forma autônoma e participativa, por meio de problemas reais. Esse tipo de metodologia coloca o acadêmico como peça principal, instigando a proatividade e o debate.

Pablo Delmondes falou também sobre a Rotação por Estação, outra metodologia ativa que está sendo realizada na sala de aula: “uma das metodologias utilizadas foi a de rotação por estação em que os alunos passam por um circuito de estações durante o período de uma ou duas aulas. As estações são individuais e não precisam ser completadas em uma única ordem. Os alunos então alternam de uma estação para outra em um tempo estipulado pelo professor, mas a média é aproximadamente15 minutos e todas as estações devem acabar simultaneamente”.

O coordenador Pablo Delmondes finalizou: “a aplicação das metodologias ativas é consequência de uma formação continuada de professores de excelência, onde especialistas em ensino superior do UNIVAR se dedicam, de forma clara e objetiva, ao aperfeiçoamento dos saberes necessários para uma educação de qualidade”.

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