WhatsApp-Image-2022-06-25-at-11.29.25

A coordenadora pedagógica do Centro Universitário do Vale do Araguaia Mayza Bergamo, ministrou nos dias 23 e 24 de junho a temática “200 anos de Independência do Brasil e o papel das mulheres neste contexto”, no VIII Encontro da ABMCJ- região Centro Oeste: Lutas e reivindicações, o protagonismo das mulheres.

O evento aconteceu em Barra do Garças, no Centro Cultural Valdon Varjão, nos dias 23 e 24 de junho. Organizado pela Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica, o objetivo foi discutir os direitos das mulheres e meninas.

VIII Encontro da ABMCJ teve como público-alvo mulheres dedicadas a carreira jurídica, estudantes de direitos e demais interessados pelo tema. As inscrições foram gratuitas e além da opção de presencial, também foi transmitido online, onde mais de mais de 90 países prestigiaram o evento.

Sobre a sua palestra, Mayza Bergamo comentou: “a palestra “200 anos de Independência do Brasil e o papel das mulheres neste contexto” abordou a participação feminina nas lutas pela independência do país nos seus vários aspectos, do militar e estratégico até a diplomacia na manipulação de informações que resultaram nos processos para a independência”.

“Além disso, também foi discutido o papel das mulheres no contexto da Proclamação da República e nas décadas seguintes do século XX e o empoderamento feminino no século XXI, assim como, as transformações dos olhares sobre a mulheres enquanto sujeito histórico e o impacto dos discursos discriminatórios sobre o universo feminino”, finalizou Mayza.