capa

Por: Michele Faifer

Neste sábado, 14/05, os acadêmicos do 3º e 7º semestre do curso de nutrição, acompanhados pelos professores Higo Oliveira Inocêncio, Sara Forgerini e pela supervisora de estágio Luana Karina Dias, realizaram a primeira avaliação física dos participantes do projeto Agente Mirim- AGEM. O projeto foi implantado e é coordenado pelo policial penal de MT, Bruno Henrique Ferreira.

O projeto Agente Mirim tem como objetivo auxiliar crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, por meio de ensinamentos sobre cidadania, patriotismo, hierarquia, disciplina e conhecimentos cívicos, cujo foco é a prevenção da criminalidade e uso de drogas. As atividades do projeto acontecem todos os sábados, no período matutino, na arena do porto do Baé, em Barra do Garças.

Juntamente com a nutricionista da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso, Juliana Nunes Ramos, o curso de nutrição do UNIVAR realizará o acompanhamento nutricional dos agentes mirins, além de ações de educação e orientação nutricional no decorrer do projeto.

Os acadêmicos de nutrição do UNIVAR também produzirão cartilhas com informações em relação ao estado nutricional e orientações quanto a alimentação das crianças, para serem entregues aos pais. A avaliação será realizada várias vezes ao longo do ano para que os acadêmicos possam acompanhar a evolução das crianças e também direcionar as ações de educação nutricional que acontecerão no decorrer do projeto.

Além da avaliação física os acadêmicos também irão promover momentos de descontração interagindo com as crianças por meio de conversas sobre a importância da alimentação saudável e do consumo de frutas e verduras para prevenção da obesidade.

A coordenadora e professora do curso de nutrição, Sara Forgerini, contou como foi a dinâmica utilizada no primeiro encontro com as crianças: “os acadêmicos elaboraram várias brincadeiras, como a adivinhação do alimento pelo tato com os olhos vendados ou através do cheiro, tiro ao alvo tentando acertar frutas na boca do palhaço, conhecendo a pirâmide alimentar para crianças e adolescentes, e o abraço apertado para estourar balão. Foi um momento bem agradável e produtivo, pois já nessa primeira avaliação conseguimos identificar carências específicas em algumas crianças, que serão trabalhadas no decorrer do projeto”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress