Os alunos do 5º ano de Fisioterapia do Centro Universitário do Vale do Araguaia (UNIVAR) participaram ontem (03) do Primeiro Encontro de Fisioterapia e Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), com a proposta de reabilitar em conjunto com a família. Essa primeira reunião faz parte de um projeto que visa trazer os responsáveis pelas crianças para envolver-se nas atividades que elas fazem no CAEE. Além disso, o momento serviu para autocrítica e reflexões sobre o progresso das crianças em relação a sua síndrome ou patologia. A parceria com a Secretaria de Educação tem possibilitado o trabalho do UNIVAR em conjunto com a comunidade barra-garcense.

O evento contou com servidores da saúde municipais, alunos, pais, avós e outros responsáveis pelas crianças. Os acadêmicos de fisioterapia apresentaram um quadro com 6 patologias e/ou síndromes que faz parte do dia a dia do Centro. Posteriormente, demonstraram alguns exercícios que estão sendo realizados com as crianças.

Após o final do encontro, a Supervisora de Estágio Daniela Barbosa comentou sobre a manhã de estudos. “Fizemos esse encontro para conversar com os pais sobre o papel da fisioterapia no tratamento das crianças e mostrar o rendimento que acontece sempre. ”

Algumas mães no final do evento se emocionaram ao verem o progresso dos filhos sendo apresentado no vídeo juntamente com a afeição que desenvolvem com os acadêmicos. “Tudo é muito válido, tudo é um aprendizado, diante desses casos, com essas crianças, está sendo muito novo, por isso cada dia é uma vitória e uma construção para eles como profissional” ressalta Barbosa.

O curso de Fisioterapia do UNIVAR tem outras diversas parcerias com órgãos municipais para realizar um trabalho social junto à sociedade.