Responsabilidade Social

No sábado, dia 23 de setembro a Univar realizou atividades de Responsabilidade Social, na Escola Municipal Padre Sebastião Teixeira do bairro Vila Maria. Este ato contou com a participação de 150 crianças de diferentes faixas etárias nos diferentes setores da escola, além da participação de seus familiares e amigos.

Realizado uma vez por ano, o dia comemora e reforça o comprometimento que a instituição tem com a sociedade. Adotando posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo. Todos os cursos realizaram atividades com a comunidade.

O curso de Odontologia realizou Teatro, palestras e orientações sobre a higiene bucal, assim como o curso de Enfermagem que utilizou jogos educativos e atividades lúdicas para informar a respeito da saúde.

Com o intuito de cuidar da manutenção da saúde também, o curso de Farmácia realizou aferição de pressão, orientações sobre medicamentos e testes de glicemia capilar.

Serviço Social desenvolveu o Cine Cidadania com exposição de filmes educativos infantis, com intuito de mostrar as crianças boas maneiras e bons comportamentos para a vida nas relações sociais.

O curso de zootecnia participou com ação “Pet social” com a entrega de ração caseira para cães e gatos, além de folders com a receita para que as pessoas possam fazer em casa. Medicina Veterinária, arrecadou durante a semana toda vários quilos de ração para que fossem distribuídos às pessoas que tivessem animais de estimação, além de alimentar animais em situação de abandono.

Ao distribuir hortaliças à comunidade, o curso de Agronomia além de incentivar uma alimentação saudável, pode apresentar os frutos da horta produzida pelos acadêmicos.

Visando também a alimentação saudável e sem desperdícios, o curso de Nutrição abordou a temática do reaproveitamento integral de alimentos. Foi elaborado um livro de receitas com dez receitas relacionadas com o tema apresentado, sendo duas delas preparadas, apresentadas e entregues para degustação à população presente. As receitas escolhidas foram “Molho de melancia” (com finalidade de substituir o extrato de tomate industrializado) e reaproveitando a casca, fizemos uma “Cocada da entrecasca da melancia.

Educação Física realizou atividades Circenses lúdicas e recreativas, com o objetivo de proporcionar momentos de educação em práticas corporais de lazer para crianças e jovens.

O curso de Fisioterapia desenvolveu a sua responsabilidade social, “Fisiokids”, projeto este de entretenimentos e lazer infantil, enfocando a elasticidade muscular e flexibilidade articular nas atividades recreativas elaboradas.

Estética e Cosmética realizou pinturas decorativas nas crianças presentes e maquiagem em parceria com a marca Natura e massagem nos demais participantes. Pedagogia participou aplicando jogos lúdicos e também realizou lindas pinturas nos rostos das crianças presentes.

Os acadêmicos e professores do curso de Tecnologia e Análise de Desenvolvimento de Sistemas instalaram emuladores nos computadores do laboratório da escola oferecendo a sociedade a possibilidade de conhecer e participar de diferentes tipos de jogos. O objetivo foi mostrar que o jogo além de ser divertido, pode desenvolver diversas habilidades brincando, tais como: o desenvolvimento cognitivo, raciocínio lógico, estratégia e outros.

Administração montou um stand de atendimento para orientações sobre a imagem profissional, com orientações de elaboração de currículos e dicas de entrevista de emprego.

No mesmo dia, o curso de Ciências Contábeis realizou a entrega de 69 cestas básicas à aldeia São Marcos, arrecadadas durante a semana de contabilidade.

Entende-se sobre responsabilidade social como um processo contínuo e de melhoria da empresa na sua relação com seus funcionários, comunidades e parceiros. Desta forma, a Univar visa uma lógica embutida de desenvolvimento sustentável e crescimento responsável para com a região que a acolhe.