Construção, desconstrução e reconstrução da sociedade

A sociedade há séculos vem passando por intensas transformações decorrentes do novo processo de produção e reprodução nas relações sociais no processo de trabalho após a Revolução Industrial no século XIX. Neste panorama a sociedade contemporânea tem apresentado modificações significantes nos âmbitos econômicos, políticos, ideológicos e culturais pautados nos princípios capitalistas, ssocial_simbolodesencadeando inúmeras expressões da questão social devido à relação entre Capital X Trabalho: mais valia, desigualdade social, entre outros.

Outros fatores existentes na sociedade contemporânea foram e são: a globalização, a inovação tecnológica, a cibernética, a robótica, a automação, a nanociência, transações financeiras internacionais, etc., que contribuem para a modificação do modo de vida, de produção, de pensar e agir em todos os segmentos da sociedade em esfera global.

O profissional de Serviço Social atua a fim de inovar as formas de realizar sua mediação na sociedade para que possa atender as particularidades e especificidades de cada tempo, pautado na dialética, e consequentemente, formular e reformular a teoria e a prática profissional em consonância com as expressões da questão social apresentadas no momento pela sociedade e cidadão.

O (a) Assistente Social com base no projeto ético-político, teórico-metodológico e técnico-operativo articula-se para compreender a realidadeBiblioteca
apresentada pela sociedade e desenvolve ações que implicam na dinâmica social de cada país, região, município, grupo ou comunidade, implantando e implementando políticas sociais públicas, privadas e do terceiro setor que possam proporcionar e efetivar, ao cidadão, seus direitos políticos, civis e sociais.

A implantação e implementação das políticas sociais pelo (a) Assistente Social é direcionada a partir da construção, desconstrução e reconstrução de teorias e práticas profissionais como estratégias de efetivar a real democracia, liberdade e igualdade explicitadas pelo sistema vigente.

Desta forma, as atribuições e competências do (a) profissional de Serviço Social têm como base desenvolver e executar ações proativas, inovadoras e propositivas com olhar crítico analítico, para que se possa efetivar a cidadania plena disposta na Constituição da República Federativa do Brasil, homologada em 1988.

Coordenador(a) do Curso: Terça Umbelina da Costa Bispo
Contato: servicosocial@univar.edu.br

Identificação


IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

Mantenedora Associação Barragarcense de Educação e Cultura
Mantida Faculdades Unidas do Vale do Araguaia
Denominação Bacharelado em Serviço Social
Área do Conhecimento Ciências Sociais Aplicadas
Turno de Funcionamento Matutino e noturno
Número de Vagas Anuais 120 (Cento e vinte) vagas totais anuais, sendo 60 (sessenta) no período matutino e 60 (sessenta) no período noturno
Regime de Matrícula Seriado Anual
Prazo de Integralização Mínimo: 4 (quatro) anos letivos e máximo: 7 (sete) anos letivos
Carga-horária total do Curso
Carga Horária das Disciplinas 3.200 h/a 2.668 h
Estágio Curricular Supervisionado I e II 540 h/a 450 h
Atividades Complementares I, II, III e IV 192 h/a 160 h
Carga Horária Total 3.932 h/a 3.278 h
Coordenadora do Curso Terça Umbelina Costa

Objetivos


OBJETIVO GERAL

Formar assistentes sociais que possuam uma consciência crítica da realidade social e uma visão totalizadora do homem enquanto Ser Social, com reflexão teórico – crítica para a intervenção nas expressões da questão social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

A formação acadêmica em Serviço Social deve:

  • Preparar o futuro profissional para identificar as várias formas em que se manifestam as expressões da questão social e o desrespeito aos direitos humanos e sociais para, formular, implantar, implementar políticas públicas e construir estratégias de enfrentamento dos conflitos e contradições que permeiam a realidade social;
  • Articular e ampliar espaços de debates e trocas de experiências entre corpo docente e discente, bem como no meio profissional;
  • Possibilitar aos alunos a vivência da pesquisa como espaço de apropriação e produção científica, com atitude investigativa, nas diversas dimensões que compõem a vida acadêmica: Estágio, extensão e iniciação científica;
  • Viabilizar a articulação entre as dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão no processo de formação profissional do (a) assistente social.

Atuação


A atuação profissional do (a) Assistente Social perpassa pelos eixos da política social e dos movimentos sociais, tendo como fundamento central a viabilização do acesso aos direitos sociais e à organização sócio-política da população, considerando a realidade social e seu processo de produção e reprodução. Segundo informações contidas no site do Conselho Federal de Serviço Social (2007), “A atuação do assistente social se faz desenvolvendo ou propondo políticas públicas que possam responder pelo acesso dos segmentos de populações aos serviços e benefícios construídos e conquistados socialmente”.

Os espaços sócio-ocupacionais/instituições que requisitam o trabalho do (a) Assistente Social referem-se ao campo das políticas públicas, privadas e filantrópicas – nas políticas da Seguridade Social (Saúde, Assistência Social e Previdência Social), nas políticas setoriais (Educação, Habitação, Meio Ambiente, Cultura), bem como no campo da assessoria a movimentos sociais e populares e organizações não governamentais. O CFESS destaca: Há que se considerar em expansão, por exemplo, o contrato de prefeituras para planejamento/programação de políticas sociais, devido à interiorização/descentralização das políticas públicas; solicitação de assessorias ou consultorias em projetos e programas sociais; solicitação de projetos para captação de recursos e outros.

Ressalta-se que a configuração das áreas e espaços de atuação profissional inserem-se no contexto mais amplo de configuração do mundo do trabalho, ou seja, no processo de produção e reprodução da vida social, daí a sua dinamicidade. É nesse espaço que se manifestam as expressões da questão social, o que desafia o profissional a assimilar as demandas tradicionais e emergentes, daí a necessidade de se fazer a leitura das mediações, o significado social da profissão e as mudanças empreendidas pelo mercado de trabalho.

No Estado do Mato Grosso, assim como em âmbito nacional, conta-se com poucas ofertas de Cursos de Serviço Social, seja no âmbito público ou privado. Todavia, há uma grande demanda por esse profissional, principalmente por sua contribuição no trabalho de planejamento e gerenciamento de políticas sociais.

Os campos de atuação profissional têm sido vinculados àqueles tradicionais: assistência social, saúde e o trabalho em entidades. A realidade regional, no entanto, aponta para outras demandas e proposições de novos espaços sócio-ocupacionais, tais como: Assessoria aos Conselhos Municipais, às ONG’s e Movimentos Sociais, sobretudo àqueles vinculados à Questão Ambiental e Povos Indígenas, além da própria necessidade de profissionais qualificados para os Centros de Referência da Assistência Social – CRAS, de acordo com a Política Nacional da Assistência Social – PNAS/04 e a Normas Operacionais Básicas – NOB/05.

Egresso


O Graduado em Serviço Social pelas Faculdades Unidas do Vale do Araguaia atuará nas expressões concretas da questão social por meio da articulação das dimensões crítica, autônoma, investigativa e criativa, sendo capaz de compreender a realidade e elaborar alternativas próprias e coerentes com a relação entre forças e sujeitos sociais implicados na dinâmica social geral e particular. O profissional deve ser comprometido com a formação intelectual permanente e os valores e princípios norteadores do Código de Ética do Assistente Social.

A nova lógica curricular reafirma o trabalho humano como atividade central na constituição do ser social, o referido Projeto Pedagógico ressalta ainda que as mudanças emergentes nos padrões de acumulação e regulação social no sistema capitalista exigem um redimensionamento das formas de pensar e agir dos profissionais diante das novas demandas e possibilidades colocadas para o mundo do trabalho. Dessa forma, o profissional deve:

  • a) Apreender as dimensões culturais do público atendido pela profissão inseridas no contexto mais amplo da sociedade brasileira, bem como em âmbito regional e local;
  • b) Apreender o debate acerca das demandas tradicionais e emergentes profissionais, a partir de reflexão crítica do mercado de trabalho;
  • c) Apropriar-se da prática crítica e investigativa por meio da pesquisa como premissa básica da ação cotidiana;
  • d) Efetivar interlocução com outras áreas do saber numa perspectiva inter e transdisciplinar;
  • e) Ser um profissional aberto à troca de experiências e ao diálogo com os diferentes grupos da sociedade, voltado para novas parcerias entre os setores público e privado.

O Curso de Serviço Social das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia visa formar um profissional que assuma o compromisso com a transformação dessa ordem societária e institui como estratégia de ação, no atual momento histórico, a luta por direitos sociais, comprometendo-se com a qualidade dos serviços prestados e com o fortalecimento da população usuária, assim, o perfil do egresso tem que ser necessariamente crítico e questionador. É preciso, também que este esteja munido de um referencial teórico–metodológico que lhe permita apreender a realidade numa perspectiva de totalidade, e construir mediações entre o exercício profissional comprometido e os limites dados pela realidade de atuação. O perfil esperado do graduado em Serviço Social será de um profissional que atua nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas de intervenção para o seu enfrentamento, com capacidade de promover o exercício pleno da cidadania e a inserção criativa e propositiva dos usuários do Serviço Social no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho.

Infra-estrutura


BIBLIOTECA

A IES conta com uma Biblioteca Central climatizada, onde disponibiliza aos acadêmicos salas de estudo em grupo, gabinetes para estudo individual, bem como bibliografias básicas e complementares, periódicos, computadores para pesquisas on-line e Wi-fi.

O acervo é atualizado anualmente de acordo com a solicitação dos docentes e a Coordenação do Curso. A biblioteca funciona nos três períodos – matutino, vespertino e noturno até as 22h30min.

LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA

A Instituição possui 05 Laboratórios de Informática, todos climatizados, para atender aos Cursos oferecidos, todos projetados e montados com recursos avançados para viabilizar aos acadêmicos condições necessárias à aprendizagem. Sempre que o docente julgar necessário poderá reservar um dos laboratórios para aplicação de suas aulas.

As Faculdades ainda disponibiliza ao docente o serviço de apoio de um técnico, funcionário da IES, que o auxilia no manuseio dos equipamentos do Laboratório.

Avaliação


O aproveitamento escolar será avaliado por meio de acompanhamento contínuo do acadêmico e dos resultados obtidos nas avaliações, nas atividades planejadas, projetos, seminários, relatórios e demais atividades programadas em cada disciplina e no exame final. Haverá em cada ano letivo, obrigatoriamente, no mínimo, 4 (quatro) verificações de aproveitamento, no valor de 0,0 a 7,0 (zero a sete) pontos, trabalho avaliativo com peso de 0,0 a 3,0 (zero a três) pontos, e 1 (um) exame final, sempre escrito.

Para as avaliações foram determinados os seguintes parâmetros: provas bimestrais sem consulta e individual, bem como avaliações feitas fora do recinto da Instituição de Ensino Superior, salvaguardamos os casos de Licença Maternidade, Doenças Infecto-Contagiosas e Sem Condições de Locomoção. Portanto, as provas bimestrais serão individuais e sem consulta ao material trabalhado. Também foram determinados os seguintes critérios de avaliação: Organização de ideias (raciocínio lógico); Clareza de expressão; Adequação ao tema proposto; Correção gramatical e ortográfica; Trabalhos elaborados de acordo com as regras da ABNT, que consiste da parte escrita e oral; Provas Práticas.



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