O Estágio é uma atividade acadêmica de aprendizagens profissionais, obrigatória, integrante da estrutura curricular de cada curso, acompanhados pelas Instituições formadoras e não obrigatória, quando é extracurricular com o intuito de ampliar a formação por meio da vivência de experiências em situação profissional, desenvolvida pelo acadêmico em órgãos, empresas e/ou instituições com a ciência das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia. É uma atividade de complementação do processo ensino-aprendizagem, no qual o aluno participa ativamente na construção de seu perfil profissional.

A atividade de Estágio tem legislação específica (Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008), em que estão previstos todos os procedimentos do vínculo da relação estagiário e empresa/instituição. Apreender o estágio implica defini-lo como elemento confirmador e realimentador do currículo e da formação profissional.

As Faculdades Unidas do Vale do Araguaia entende o estágio como:

    • Mecanismo de inserção e participação do acadêmico do Ensino Superior na sociedade;
    • Mecanismo de inserção do graduando no mundo do trabalho e na prática social;
    • Mecanismo de inserção do acadêmico nos programas de extensão das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia;
    • Recurso privilegiado de relação do conhecimento e do currículo.
    • Considera-se como campo de estágio a própria instituição e os órgãos, empresas e/ou instituições concedente, que o acadêmico poderá experienciar a realidade profissional, enfrentando situações que exigem conhecimentos teóricos na pratica.

Objetivos

Proporcionar a aproximação com a realidade profissional, criando oportunidades para os acadêmicos dos Cursos de Graduação das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia aplicar conhecimentos teóricos na prática, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de preparar para o exercício da profissão e da cidadania. Além disso, o estágio constitui-se em um importante mecanismo de integração entre as Instituições e a sociedade o que pode contribuir para o desenvolvimento social.

Diretrizes Gerais

A política de estágio curricular, obrigatório, e de estágio extracurricular, não obrigatório das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia tem como diretrizes gerais:

    • A concepção de Instituição de Ensino Superior como local de produção, difusão e socialização de conhecimentos;
    • A concepção de conhecimento como processo científico/cultural, social, histórico e coletivo;
    • O entendimento do ensino, da pesquisa e da extensão como ações acadêmicas básicas integradas, bem como da importância da interdisciplinaridade na formação profissional;
    • A compreensão do estágio como mecanismo político interativo entre Faculdade e a sociedade, contribuindo com o processo de construção da cidadania;
    • A concepção de estágio como um dos elementos básicos na produção de conhecimento, na inserção do acadêmico em setores profissionais, no desenvolvimento da sociedade e na formação profissional.
    • O desenvolvimento de um saber comprometido com a ética, a inserção e a transformação social.

A Realização dos Estágios

O estágio curricular, obrigatório e o estágio extracurricular, não obrigatório das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia seguem regulamentação da resolução nº 003, de 21 de fevereiro de 2011, para sua realização.

Coordenador de Estágio: André Luiz Fernandes da Silva
Contato: estagio@univar.edu.br

Documentos e Informações


►   Relatório de Reposição de Estágio
►   Calendário de Vacinação
►   Convênios de Estágio Curricular Supervisionado



Legislação


Risco Ocupacional


Segurança do Paciente


Estágio Não Obrigatório



Seguro



Galeria de Fotos