cpa_preparavaliacao

A Comissão Própria Avaliação (CPA), é parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e é responsável pela condução dos processos de avaliação internos das instituições de Ensino Superior. A Comissão das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia rege-se pela legislação vigente, Lei 10.861/2004, art. 11, do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), pelo Regimento Interno, pelo Plano de Desenvolvimento Institucional- PDI (2013-2017) e pela Portaria Institucional nº 023 de 30/03/2004, que fixa competências e estrutura a Comissão. A CPA da UNIVAR possui regulamentação própria, aprovada pelo colegiado de gestores, que determina a forma de composição, a duração do mandato dos membros, a dinâmica do funcionamento e as especificações das atribuições.

A Comissão Própria de Avaliação tem como objetivo coordenar e articular os processos de Autoavaliação das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia. A autoavaliação institucional é uma atividade que se constitui em um processo de caráter diagnóstico, formativo e de compromisso coletivo, que tem por objetivo identificar o seu perfil e o significado de sua atuação observados os princípios do Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior e as singularidades da Instituição.

A CPA atua na condução dos processos de autoavaliação das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia identificando potencialidades e fragilidades, confrontando com outros dados para o planejamento de ações de melhorias. A metodologia consiste na utilização dos instrumentos: questionários e análise documental. Os questionários são aplicados aos discentes, docentes, técnicos administrativos, comunidade externa e egressos. A análise documental é realizada nos relatórios de Comissões Externas, do ENADE e dos documentos oficiais da Instituição, tais como o PDI e os Projetos Pedagógicos dos Cursos. A Comissão elabora e envia o relatório parcial e/ou final de autoavaliação para o INEP em atendimento à Lei e aos órgãos de gestão institucional; divulga o resultado da autoavaliação institucional junto à comunidade interna e externa; reavalia continuamente o processo de avaliação interna, quanto a sua operacionalidade e o impacto nas atividades acadêmicas.

Relatórios


Organização


Links Úteis