Criação da COPEX

Pós-Graduação – Pesquisa – Extensão

Através da Resolução nº. 001/CONG. UNIVAR/99 foi criada a Coordenadoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – COPEX, órgão responsável pela realização de cursos de especialização, de aperfeiçoamento e de extensão das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia.

Os cursos de pós-graduação lato-sensu das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia – UNIVAR têm por finalidade desenvolver e aprofundar estudos realizados em cursos de graduação e seqüencial de formação específica, e são oferecidos de acordo com as normas aprovadas pelos colegiados competentes das Faculdades.

Diretrizes Gerais

A política de pós-graduação lato sensu das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia – UNIVAR prioriza e tem como diretrizes:

  • Apoio permanente ao desenvolvimento dos cursos em áreas de estudo já consolidadas e com potencial de desenvolvimento em sintonia com as inovações acadêmicas e as práticas profissionais atuais e emergentes dos mais variados campos de atuação e conhecimento.
  • Implementação das finalidades da Pós-Graduação Lato Sensu, direcionadas à capacitação, à qualificação e à atualização de profissionais, de modo a atender às necessidades e expectativas sociais e de mercado.
  • Sustentação da Pós-Graduação Lato Sensu por corpo docente com experiência e visão das reais necessidades de conhecimento teórico e profissional que a área exige, bem como das demandas atuais do Mundo de trabalho.
  • Promoção de avaliações periódicas das atividades da Pós-Graduação Lato Sensu, visando adequá-las ao contexto científico, tecnológico, profissional e de demanda da área.
  • Estímulo à publicação e divulgação das monografias e/ou trabalhos de conclusão de curso, em eventos da área e/ou publicados em forma de artigos, capítulo de livros, manuais, produtos, entre outros.
  • Articulação das ações da Pós-Graduação Lato Sensu com os projetos existentes, de maneira a integrá-la às demais atividades acadêmicas.
  • Articulação de ações da Pós-Graduação Lato Sensu junto às instituições e organizações nacionais e internacionais.

Objetivos da Pós-Graduação Lato Sensu

A pós-graduação lato sensu na UNIVAR fundamenta-se num planejamento de desenvolvimento baseado em três pilares básicos: a expansão, a qualidade e a diversificação. Sobre esta base foram estabelecidos três objetivos gerais:

  • Expandir em quantidade as atividades através da manutenção dos cursos já implantados, da implantação de novos cursos, considerando a diversificação de cursos e áreas;
  • Aprimorar a qualidade das atividades através da implantação do sistema de avaliação global;
  • Desenvolver a infra-estrutura necessária através da ampliação do espaço físico, dos recursos humanos e tecnológicos.

Documentos e Material de Apoio