Situada nas Faculdades Unidas do Vale do Araguaia, em Barra do Garças – MT, ocupando um espaço de 507,00 m² de área construída, a Biblioteca Central dispõe de moderna infraestrutura associada às mais avançadas fontes de pesquisa, constituindo-se em importante suporte informacional às atividades acadêmicas de estudo e pesquisa inerentes à própria missão da Instituição.

DADOS ACERVO BIBLIOGRÁFICO
O acervo bibliográfico é constituído de 8.899 Títulos diferentes e 36.090 exemplares, distribuídos de acordo com as áreas de conhecimento descritas abaixo:

ÁREAS TÍTULOS EXEMPLARES
Ciências Exatas e da Terra 1.015 2.295
Ciências Biológicas 1.011 2.725
Ciências da Saúde 2.125 10.098
Ciências Agrárias 1.872 4978
Ciências Sociais Aplicadas 1.115 9.725
Ciências Humanas 1.054 4.115
Linguística, Letras e Artes 707 2.154
TOTAL GERAL 8.899 36.090
  • Todo acervo encontra-se informatizado por meio do Programa Giz Biblioteca. Os livros são identificados pelo Tombo com leitora de códigos de Barras.
  • Os exemplares são classificados pelo Sistema de Classificação Decimal Universal – CDU.
  • A catalogação é automatizada através do Programa GIZ Biblioteca segundo as Normas de Catalogação Anglas – Americano AACR2.
  • Os periódicos encontram-se disponíveis no site da IES em Link próprio para cada curso ofertado pela IES.

INSTALAÇÕES E INFRAESTRUTURA

A Instituição conta com uma Biblioteca Central climatizada com areá interna de 264,00m², medindo 11,00×24,00m, sendo esta remodelada e reequipada. Anexada uma sala destinada a estudo coletivo e pesquisas à internet, com área interna total de 217,80m², medindo 11,00×19,80m, esta sala possui acessibilidade às P.C.R e P.M.R, com uma área interna de 25,20m², medindo 2,80×9,00m. Total : 507,00 m².

As instalações são adequadas para a implementação da política Institucional prevista na missão e no PDI da IES, apesentando boas condições de acústica, iluminação, ventilação, mobiliário e limpeza.

No espaço para estudo estão disponíveis 23 computadores, sendo 20 para os acadêmicos realizarem pesquisas na internet e digitarem trabalhos. Além disso, há três (3) para consulta do acervo local, um (1) balcão longo em forma de L com (5) computadores para uso interno e atendimento ao público alvo.

No espaço estão acomodadas 98 prateleiras de aço e madeira,17 Gabinetes de Estudos Individuais, 05 Guarda Volumes com 100 divisórias no total, (2) mesas grandes e 20 mesas pequenas para estudos com 120 cadeiras.


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De Segunda à Sexta-feira, das 7:00h às 22:30h, aos sábados das 13:00h às 17:00h.

MANUTENÇÃO E AVALIAÇÃO DO ACERVO

O desenvolvimento e a manutenção do acervo são de responsabilidade da biblioteca, com acompanhamento da Coordenação Acadêmica e Direção Geral.

SERVIÇOS OFERECIDOS

A Biblioteca é aberta a toda comunidade para fins de pesquisa, com o acervo à disposição de todos os interessados, dentro do horário de funcionamento, sendo permitida a consulta do material na sala de leitura. As obras de referência – dicionários, enciclopédias, coletâneas, destinam-se a consultas exclusivamente no local.

Os periódicos estão disponíveis para consulta no local e poderão ser emprestados para eventual obtenção de fotocópias de páginas esparsas.

O empréstimo de publicações é feito de acordo com os seguintes critérios:

  1. A retirada de livros poderá ser feita durante expediente normal da Biblioteca e o usuário deverá assinar um termo de compromisso, responsabilizando-se pela publicação retirada;
  2. Para a retirada de livros, o usuário deverá devidamente matriculado na IES.
  3. É expressamente proibida a retirada de qualquer obra da Biblioteca sem passar pelo atendimento;
  4. O empréstimo diz respeito somente ao acervo de livros. É vedado rigorosamente o empréstimo a domicílio de:
    1. Periódicos;
    2. Obras de Referência: Enciclopédias, Dicionários, Manuais, Coleções Completas;
    3. Atlas Geográficos e Mapas.

Os princípios que fundamentam suas atividades são:

  • Dar suporte aos programas de ensino, pesquisa e extensão;
  • Respeitar às regras de controle bibliográfico universal, democratizando o acesso à informação disponível;
  • Participar atentamente da manutenção da atualidade e qualidade da informação;
  • Atender com presteza nossos usuários;
  • Zelar pela conservação e manutenção do acervo.

Objetivos:

  • Disponibilizar de maneira clara e rápida a maior quantidade de informação aos usuários;
  • Promover intercâmbio de documentos entre instituições conveniadas;
  • Instituir e trabalhar de forma continuada o desenvolvimento dos acervos da biblioteca.

Missão:

Contribuir para o desenvolvimento da comunidade por meio de gerenciamento de informações, promovendo assim a geração de conhecimentos.

PESSOAL TÉCNICO ADMINISTRATIVO

A biblioteca possui pessoal técnico habilitado e qualificado para o atendimento das necessidades técnicas e de atendimento aos usuários. Atualmente o quadro de funcionários da biblioteca conta com 01 Supervisor Geral com 01 bibliotecária e 05 auxiliares.

Portais